A Disparidade na Conscientização Botânica (DCB): um Estudo sobre a Percepção de Plantas

Autores

  • Luziane da Costa Brasil Santos Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. PA, Brasil.
  • Roberta Dannyele Oliveira Raiol Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano. PA, Brasil.
  • Thyago Gonçalves Miranda Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia. PA, Brasil.
  • Adriane Trindade Sarah Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. PA, Brasil.
  • Alcindo da Silva Martins-Júnior Universidade do Estado do Pará. PA, Brasil.
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2022v26n4p429-433

Resumo

A Disparidade na Conscientização Botânica (DCB) é definida como a incapacidade de perceber as plantas no ambiente e é um estudo que popularmente é denominado como cegueira botânica. É possível amenizar essa dificuldade perceptiva através do aperfeiçoamento do ensino de ciências, a partir do uso de intervenções educativas voltadas para temas centrais e complementares ao ensino de botânica. No intuito de verificar se uma população possui DCB, foi feita uma pesquisa de opinião pública através de formulário online, onde se pediu aos participantes que analisassem e descrevessem as sete imagens propostas, e a partir disso selecionar as palavras-chave mais frequentes. A partir da tabulação e análise de resultados, foram obtidos 143 formulários respondidos, que indicam que a inclusão das plantas de forma mais contextualizada e atrativa no cotidiano representa um caminho à superação da DCB, e, por consequência, a valorização e reconhecimento da biodiversidade vegetal. Dentre as imagens expostas, apenas duas imagens tiveram as árvores como as palavras mais citadas, demonstrando uma dificuldade em percebê-las no ambiente. Nesse sentido, é de suma importância que os professores busquem atualizar conceitos estudados e a inserção na formação continuada para que mais atividades estimulantes sobre o conteúdo de botânica sejam aplicadas no ensino de ciências e em áreas afins, para que a população possa ser sensibilizada com questões ambientais de preservação vegetal.

 

Palavras-chave: Percepção Ambiental. Ensino de Botânica. Educação Ambiental.

 

Abstract

Disparity in Botanical Awareness is defined as the inability to perceive plants in the environment and is a study that is popularly called botanical blindness. It is possible to alleviate this perceptual difficulty through the improvement of science teaching, from the use of educational interventions focused on central and complementary themes to the teaching of botany. In order to verify if a population has CBD, a public opinion survey was carried out through an online form, where participants were asked to analyze and describe the seven proposed images, and from that to select the most frequent keywords. From the tabulation and analysis of results, 143 answered forms were obtained, which indicate that the inclusion of plants in a more contextualized and attractive way in everyday life represents a path to overcoming the DCB, and, consequently, the appreciation and recognition of plant biodiversity. Among the exposed images, only two images had trees as the most cited words, demonstrating a difficulty in perceiving them in the environment. In this sense, it is extremely important that teachers seek to update concepts studied and the insertion in continuing education so that more stimulating activities on botany content are applied in science teaching and in related areas, so that the population can be sensitized with questions environmental protection of plants.

 

Keywords: Environmental Perception. Teaching Botany. Environmental Education.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

SANTOS, Luziane da Costa Brasil; RAIOL, Roberta Dannyele Oliveira; MIRANDA, Thyago Gonçalves; SARAH, Adriane Trindade; MARTINS-JÚNIOR , Alcindo da Silva; TAVARES-MARTINS , Ana Cláudia Caldeira. A Disparidade na Conscientização Botânica (DCB): um Estudo sobre a Percepção de Plantas. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 26, n. 4, p. 429–433, 2023. DOI: 10.17921/1415-6938.2022v26n4p429-433. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/10023. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos