Potencial alelopático do óleo essencial de plantas medicinais sobre a germinação e desenvolvimento inicial de picão-preto e pimentão

Autores

  • Gabriela Silva Moura
  • Virlene do Amaral Jardinetti
  • Paula Thais Requena Nocchi
  • Kátia Regina Freitas Schwan-Estrada
  • Gilmar Franzener

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2013v17n2p%25p

Resumo

A alelopatia representa um fenômeno natural de grande importância no desenvolvimento de sistemas agrícolas e biológicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito alelopático de óleos essenciais de diferentes plantas medicinais sobre a germinação e desenvolvimento inicial de picão-preto (Bidens pilosa) e pimentão (Capsicum annuum). Foram avaliados os óleos essenciais (OE) cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), canela (Cinnamomum zeylanicum), alho (Allium sativum), pau-d´alho (Gallesia integrifolia) e alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum), em concentração de 1,0%, sobre a germinação, comprimento da radícula e da parte aérea de sementes (primeiro bioensaio) e plântulas (segundo bioensaio) de picão-preto e pimentão. Os bioensaios foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. O OE de alho promoveu baixa atividade alelopática. Resultados mais expressivos foram obtidos com OE de alfavaca-cravo, canela e cravo-da-índia sobre o desenvolvimento da radícula e da parte aérea, tanto de picão-preto como de pimentão, indicando o significativo potencial alelopático dessas espécies vegetais.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

MOURA, Gabriela Silva; JARDINETTI, Virlene do Amaral; NOCCHI, Paula Thais Requena; SCHWAN-ESTRADA, Kátia Regina Freitas; FRANZENER, Gilmar. Potencial alelopático do óleo essencial de plantas medicinais sobre a germinação e desenvolvimento inicial de picão-preto e pimentão. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2013v17n2p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2347. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos