Relação entre más-formações e óbitos fetais em decorrência de toxoplasmose congênita tratadas em uma clínica particular de Goiânia-GO

Autores

  • Rhalcia Cristina Melo Lima
  • Waldemar Naves do Amaral
  • Abadio Oliveira da Costa Júnior
  • Fabiane Thaís Gonçalves
  • Murillo Leite Tocchio
  • Rafael Lima Cândido
  • Reisiane Moreira Martins

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2011v15n4p%25p

Resumo

A transmissão congênita de toxoplasmose é uma das mais temidas infecções durante a gestação por causa do risco de acometimento fetal. O contato com T. gondii ocorrido durante a gestação possui caráter relevante devido aos danos no desenvolvimento fetal. Esta contaminação é significativa devido ao fato de que o feto possui grande susceptibilidade do ponto de vista imunológico. O objetivo deste trabalho é avaliar a relação de toxoplasmose congênita com más-formações e óbitos fetais em gestantes Goianas, encaminhadas a uma clínica de referência da rede particular, localizada em Goiânia-GO, no período de junho de 2008 a janeiro de 2010. Averiguar quais os tipos de más-formações ocorridas nos fetos em decorrência da toxoplasmose congênita, avaliando a incidência de óbitos fetais na população em estudo. E também, determinar a faixa etária prevalente das pacientes que foram diagnosticadas com toxoplasmose, correlacionando o número de óbitos e anomalias congênitas ocorridas em cada período gestacional.

Downloads

Publicado

2015-07-23

Como Citar

LIMA, Rhalcia Cristina Melo; DO AMARAL, Waldemar Naves; DA COSTA JÚNIOR, Abadio Oliveira; GONÇALVES, Fabiane Thaís; TOCCHIO, Murillo Leite; CÂNDIDO, Rafael Lima; MARTINS, Reisiane Moreira. Relação entre más-formações e óbitos fetais em decorrência de toxoplasmose congênita tratadas em uma clínica particular de Goiânia-GO. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 15, n. 4, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2011v15n4p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2861. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos