Relação entre o estado nutricional e o consumo de frutas, verduras e legumes de pacientes atendidos em uma clínica escola de nutrição

Autores

  • Flavia Melo Pontieri
  • Lohanne Patrícia Tinoco de Castro
  • Lohanne Patrícia Tinoco de Castro
  • Lohanne Patrícia Tinoco de Castro
  • Vilma Alves de Resende
  • Vilma Alves de Resende
  • Vilma Alves de Resende

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2011v15n4p%25p

Resumo

O consumo adequado de frutas, legumes e verduras (FLV) é indispensável para se ter uma alimentação saudável, uma vez que estes alimentos oferecem nutrientes necessários ao bom funcionamento e desenvolvimento do organismo. Devido à sua composição, as FLV reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e o consumo insuficiente destes alimentos está relacionado com deficiências nutricionais e distúrbios de peso. Este levantamento quantitativo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e o consumo de FLV por pacientes atendidos em uma Clínica Escola de Nutrição. Os dados dos indivíduos foram coletados a partir de um questionário de freqüência alimentar, aplicado durante os horários de espera. O resultado encontrado foi que 47 % dos entrevistados alcançaram as metas de consumo diário de frutas, legumes e verduras, verificando também que o consumo entre os eutróficos é maior que em pacientes com excesso de peso.

Downloads

Publicado

2015-07-23

Como Citar

PONTIERI, Flavia Melo; DE CASTRO, Lohanne Patrícia Tinoco; DE CASTRO, Lohanne Patrícia Tinoco; DE CASTRO, Lohanne Patrícia Tinoco; DE RESENDE, Vilma Alves; DE RESENDE, Vilma Alves; DE RESENDE, Vilma Alves. Relação entre o estado nutricional e o consumo de frutas, verduras e legumes de pacientes atendidos em uma clínica escola de nutrição. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 15, n. 4, 2015. DOI: 10.17921/1415-6938.2011v15n4p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/2866. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos