Avaliação da Importância da Associação dos Diabéticos para a População de uma Cidade do Estado de Goiás.

Autores

  • Joel Rocha da Silva Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional
  • Erick de Oliveira Lemes Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional
  • Daiana da Silva Vargem Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional
  • Aline Ferreira Valeriano Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional
  • Christiane Vaz da Silva Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n3p167-171

Resumo

A associação dos diabéticos atua realizando a prestação de serviços para pacientes acometidos por Diabetes Mellitus do tipo 1 e tipo 2, que é uma doença metabólica com amplo aspecto de danos potenciais a saúde humana. Os serviços prestados são gratuitos, cujo objetivo é de informar sobre as formas de lidar com as complicações e cuidados que pacientes e familiares precisam ter com essa doença. Foi realizada uma pesquisa com pessoas diabéticas desta associação, a fim de analisar o perfil destes. Foi questionado aos diabéticos, sobre qual seria o seu tipo de diabetes, e cerca de 70,10% disseram serem acometidos pela diabetes tipo 2 e apenas 29,90% disseram ter diabetes tipo 1, foi questionado também se estes cumprem a dieta regularmente e 66,70% disseram cumprir e 33,10% não cumprem. A análise destes resultados aponta para a necessidade da realização de campanhas para a orientação da população.

Biografia do Autor

Joel Rocha da Silva, Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em química pela Universidade Federal de Goiás e professor adjunto da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Erick de Oliveira Lemes, Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional

Graduando em Farmácia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

Daiana da Silva Vargem, Faculdade Anhanguera de Anápolis- Kroton Educacional

Bacharel em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Farmacologia Clinica pela Faculdade Católica de Anápolis, Mestrado em andamento pela UniEvangelica e Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

SILVA, Joel Rocha da; LEMES, Erick de Oliveira; VARGEM, Daiana da Silva; VALERIANO, Aline Ferreira; SILVA, Christiane Vaz da. Avaliação da Importância da Associação dos Diabéticos para a População de uma Cidade do Estado de Goiás. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 167–171, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2016v20n3p167-171. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/3135. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos