Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância do ácido fólico na formação do tubo neural.

Autores

  • Magda Regina Alves de Oliveira Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília.
  • Eleuza Rodrigues Machado
  • Catharina da Costa Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n3p161-166

Resumo

Ácido fólico é uma vitamina importante para prevenir malformação fetal como o defeito do fechamento do tubo neural, que pode ocorrer nas primeiras semanas de gestação. O foco deste estudo se centra em verificar o grau de conhecimento de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília, sobre o uso do ácido fólico durante a gestação. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, aplicada e quantitativa, com resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas. A amostragem foi de duzentos acadêmicos distribuídos aleatoriamente por semestre, sendo oitenta e três do 6º semestre, sessenta e dois do 7º e cinquenta e cinco do 8º. Os dados mostram que a maioria dos acadêmicos conhece o conceito e a importância do ácido fólico e que a maioria dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília tem conhecimento sobre a importância do ácido fólico na formação do tubo neural, porém dada a importância dessa substância na gestação, faz-se necessário melhorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o referido assunto, pois esses profissionais são os principais responsáveis pela orientação das gestantes durante o pré-natal, quanto à necessidade de uma alimentação rica nesse nutriente.

Biografia do Autor

Magda Regina Alves de Oliveira, Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília.

Sou Bióloga e Geografa. Atualmente sou profa. Adjunta da Faculdade Anhanguera de Brasília. Atuo nas áreas de Parasitologia e Imunologia. Sou pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. A. de; MACHADO, E. R.; MIRANDA, C. da C. Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância do ácido fólico na formação do tubo neural. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 161–166, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2016v20n3p161-166. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/3543. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos