Efeitos de Deslocamento do Desejo na Relação do Obsessivo Com a Histérica: um Ensaio Psicanalítico da Obra “Vestígios de Um Dia”

Autores

  • Fabíola Custódio Martins
  • Lilian Aparecida Ramos Santos
  • Vinicius de Albuquerque Borges da Silva
  • Lauro Take Tomo Veloso

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2015v19n4p%25p

Resumo

Motivados pela obra cinematográfica “Vestígios de um dia” e a obra literária “Resíduos do dia”, que originou o filme, procedemos a análise das posições subjetivas dos dois principais personagens: Mr. Stevens e Miss Kenton, obsessivo e histérica, respectivamente. Analisou-se também, a dinâmica desejante nesta interrelação. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos da psicanálise freudo-lacaniana, partindo dos parâmetros da pesquisa bibliográfica e aplicada a um estudo de caso. O problema desta pesquisa se constituiu da observação, no senso comum, de que seres que a principio parecem “se completar” empreendem grandes embates e revelam grandes diferenças subjetivas. Formulou-se a hipótese de que na relação entre um obsessivo e uma histérica há uma dinâmica que envolve falta e desejo e que, no caso do obsessivo, seu movimento é o de escamotear a ambos, enquanto que no caso da histérica, seu movimento subjetivo foi de demover o obsessivo da sua condição. Nossa conclusão ratifica a hipótese apresentada, acrescida da percepção de que o laço, na relação conjugal, pareceu ser mais viável a partir da aceitação da sublime diferença que marca os diferentes sujeitos em suas posições subjetivas.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

MARTINS, Fabíola Custódio; SANTOS, Lilian Aparecida Ramos; SILVA, Vinicius de Albuquerque Borges da; VELOSO, Lauro Take Tomo. Efeitos de Deslocamento do Desejo na Relação do Obsessivo Com a Histérica: um Ensaio Psicanalítico da Obra “Vestígios de Um Dia”. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2015v19n4p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/3747. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos