Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a Compreensão da Psicologia Histórico- Cultural no Desenvolvimento da Atenção

Autores

  • Jacqueline Lidiane Prais
  • Adriana Fratoni dos Santos
  • Ana Rita Levandovski

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2016v20n1p%25p

Resumo

Este trabalho propõe uma breve discussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH que muitas vezes é apresentado como justificativa do fracasso escolar. O objetivo principal consiste em compreender qual o entendimento que predomina com relação à aprendizagem de alunos diagnosticados com TDAH, diante a prática abusiva de medicamentos que reduzem a probabilidade de comportamentos. Como objetivos específicos, buscamos apontar brevemente os conceitos construídos historicamente para justificar tal denominação, que percorre de lesão cerebral mínima à denominação TDAH; destacar a discussão diante a medicalização na infância como tratamento do transtorno e apresentar subsídios da Psicologia Histórico-Cultural quanto ao desenvolvimento da atenção. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico que apresenta um redimensionamento na compreensão do transtorno focado na concepção histórico-cultural em que o processo de aprendizagem é um ato intencional e sistemático na humanização dos seres humanos.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

PRAIS, Jacqueline Lidiane; DOS SANTOS, Adriana Fratoni; LEVANDOVSKI, Ana Rita. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a Compreensão da Psicologia Histórico- Cultural no Desenvolvimento da Atenção. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 20, n. 1, 2016. DOI: 10.17921/1415-6938.2016v20n1p%p. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/3852. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos