A Avaliação da Assistência Farmacêutica no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ)

Autores

  • Orenzio Soler Faculdade de Farmácia. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2017v21n1p18-26

Resumo

O objetivo do artigo foi conhecer o perfil e as características dos Serviços de Farmácia do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Constitui-se de um Relato de Experiência fundamentado na Pesquisa-Ação e no Enfoque Lógico. Dentre os principais resultados, constatou-se que a estrutura, a organização, os recursos humanos e o processo de trabalho inerentes aos Serviços de Farmácia não atendem ao escopo do arcabouço legal vigente, tornando-os ineficientes sob os aspectos do processo ensino-assistência. Por fim, infere-se que as unidades do Complexo Hospitalar não atendem as diretrizes e as estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.

Palavras-chave: Saúde Pública. Hospital Universitário. Gestão Hospitalar. Farmácia Hospitalar. Ensino Farmacêutico.

Abstract

The purpose of the article was to know the profile and characteristics of Pharmacy Services of the Hospital Complex from the Federal University of Rio de Janeiro. It is condituted a case studies based on action research. Among the main results, it was found that the structure, organization, human resources and work process inherent in Pharmacy Services do not comply withthe scope of the legal framework in force, making them inefficient under aspects of teaching-process. Finally, it is inferred that the units of the hospital complex do not fulfill the guidelines and strategies for organizing, strengthening and improvement of actions and pharmacy services at the hospital settings.

Keywords: Public Health. Hospitals, University. Hospital Administration. Hospital Pharmacy. Education, Pharmacy.

Biografia do Autor

Orenzio Soler, Faculdade de Farmácia. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Pará.

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (1987). Habilitado em Indústria de Medicamentos e Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (1988). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1993) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) (2004). Vivência profissional no Centro Universitário do Pará (CESUPA), na Prefeitura Municipal de Belém (PMB), Ministério da Saúde (MS), na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Ciências Farmacêutica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos seguintes temas: Governança, gestão e sustentabilidade: saúde pública, saúde coletiva, política de medicamentos e de assistência farmacêutica, gestão técnica da assistência farmacêutica, gestão clínica de medicamentos, farmacoeconomia e estudos de utilização de medicamentos. Foco atual: Sustentabilidade e Saúde: Assistência farmacêutica como componente transversal à saúde pública e à saúde coletiva.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

SOLER, Orenzio. A Avaliação da Assistência Farmacêutica no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ). Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 18–26, 2017. DOI: 10.17921/1415-6938.2017v21n1p18-26. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/4467. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos