Acolhimento e Classificação de Risco em Unidade de Urgência: Relato de Experiência da Implantação do Sistema de Triagem de Manchester

Autores

  • Tatiana Gerelus Chabudé Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.
  • Gisele Cristina César Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.
  • Cleiton José Santana Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem; e Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2019v23n2p121-125

Resumo

A classificação de risco é um processo de identificação de pacientes que prioriza os que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, e não com a ordem de chegada ao serviço de urgência e emergência. O Sistema de Triagem de Manchester (STM), o mais utilizado no país, é um exemplo de protocolo de classificação de risco que busca atingir tal meta, devendo ser aplicado diante do adequado treinamento das equipes de saúde e, em especial, o enfermeiro classificador. O objetivo desse relato de experiência é compartilhar os desafios na implementação do STM por meio da vivência de enfermeiros de um hospital terciário de uma cidade do Norte do Paraná. O intuito na implementação do STM é otimizar os métodos de triagens no atendimento de urgência e emergência, e pode vir a se tornar falhos se não utilizados e aplicados corretamente por profissionais qualificados, treinados e comprometidos a usá-la da maneira correta e sensatamente, tanto por parte da instituição, quanto de enfermeiros e médicos. Concluiu-se que o conhecimento teórico-científico junto com a experiência profissional se faz importante para a implantação e utilização do método de classificação de risco por meio do STM em unidade hospitalar de urgência, bem como a necessidade de se adaptar o STM com a realidade, seja para melhorar a aderência do protocolo, bem como ter parâmetros objetivos na cobrança de melhorias essenciais ao serviço visando atender a real demanda do serviço.

 

Palavras-chaves: Acolhimento. Medição de Risco. Enfermagem.

 

Abstract

 Risk classification is a process of patient identification that prioritizes those who need immediate treatment, according to the potential for risk, health problems or degree of suffering, and not the order of arrival at the emergency and emergency service. The Manchester Screening System (MSS), the most widely used in our country, is an example of a risk classification protocol that seeks to achieve this goal. This protocol must be applied in the face of adequate training, especially the classifying nurse. The objective of this experience report is to share the challenges in the MSS implementation through the experience of nurses from a tertiary hospital in a city in the north of Paraná. The purpose of the MSS implementation is optimizing  thescreening methods in emergency and emergency care, and it might become flawed if not used and applied correctly by qualified, trained and committed professionals to use it in the correct and sensible way, both by the institution, nurses and doctors. It was concluded that the theoretical-scientific knowledge together with the professional experience are important for the implantation and use of the risk classification method through MSS in an emergency hospital unit, as well as the need to adapt the MSS with our reality, either to improve protocol adherence, as well as to have objective parameters in the collection of essential improvements to the service in order to meet the real servie demand.

 

Keywords: User Reception; Risk Assessment; Nursing.

 

Biografia do Autor

Tatiana Gerelus Chabudé, Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.

Enfermeira
Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Pitágoras de Londrina

Gisele Cristina César, Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.

Enfermeira
Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Pitágoras de Londrina

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Londrina

Cleiton José Santana, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem; e Faculdade Pitágoras de Londrina. PR, Brasil.

Gerente dos Serviços de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina
Docente Faculdade Pitágoras de Londrina
Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de maringá

Referências

ANTUNES, D.O.; GUIMARÃES, J.P. A importância do acolhimento com classificação de risco nos serviços de emergência. Cad. Saúde Desenvol., v.2, n.2, p.25-44, 2013.

BRASIL. Ministério da saúde. Política nacional da humanização da Atenção e Gestão dos SUS. Acolhimento e classificação de riscos no serviço de urgência. Brasília: MS, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília: MS; 2004.

CIPOLLA NETO, J.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. A formação social da mente Vygotski, LS 153.65-V631 Psicologia e Pedagogia O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Psicologia, v. 153, p.631, 1998.

COUTINHO, A.A.P.; OLIVEIRA CECÍLIO, L.C.; MOTA, J.A.C. Classificação de risco em serviços de emergência: uma discussão da literatura sobre o Sistema de Triagem de Manchester. Rev. Méd. Minas Gerais, v.22, n.2, 2012.

GOMIDE, M.F.S. et al. Perfil de usuários em um serviço de pronto atendimento. Med. Ribeirão Preto, v.45, n.1, p.31-38, 2012.

GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO. Sistema de Manchester de classificação de risco. Classificação de risco na urgência e emergência. Brasil: GBCR, 2015.

OLIVEIRA, G.N. et al. Cuidados de enfermagem baseados na avaliação e classificação de risco: concordância entre enfermeiros e protocolo institucional. Rev. Latinoam. Enferm., v.21, n.2, p.500-506, 2013.

PARENTI, N. et al. A systematic review on the validity and reliability of an emergency department triage scale, the Manchester Triage System. Int. J. Nurs. Studies, v.51, n.7, p.1062-1069, 2014.

PINHEIRO, F.R. Implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco no setor de emergência de um hospital público no sul do Brasil. 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/130243

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-30

Como Citar

CHABUDÉ, Tatiana Gerelus; CÉSAR, Gisele Cristina; SANTANA, Cleiton José. Acolhimento e Classificação de Risco em Unidade de Urgência: Relato de Experiência da Implantação do Sistema de Triagem de Manchester. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 121–125, 2019. DOI: 10.17921/1415-6938.2019v23n2p121-125. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/7143. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos