Longevidade e Sexualidade: uma Abordagem Inerente à Atuação do Enfermeiro Enquanto Educador em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.17921/1415-6938.2019v23n3p251-255Resumo
Falar da sexualidade na terceira idade é uma temática ainda ligada a tabus, pois há escassez de menções e diálogos tanto pelos profissionais de saúde como pelos próprios idosos que se intimidam e deixam de praticar a sexualidade pela repressão da sociedade, assim como pela complexidade oriunda de alterações fisiológicas e psíquicas, que também colaboram como grandes fatores para não prática da atividade sexual. Todavia, esse envolvimento de amor, afeto e contato físico estabelece um vínculo de laços prazerosos que precisa ser dialogado no decurso de todas as etapas da vida. Assim sendo, este estudo tem por objetivo analisar a produção científica sobre a sexualidade na terceira idade e os problemas enfrentados por essa população, o que engloba e requer dos profissionais da saúde, em especial o enfermeiro como educador nesse processo de envelhecimento e sexualidade, em que o presente artigo se trata de uma revisão narrativa realizada através da Biblioteca Virtual em Saúde e consultas aos bancos de dados ScientificElectronic Library Online(SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e na Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online (MEDLINE). Como critérios de inclusão foram aplicados: artigos com disponibilidade completa e de origem nacional, bem como relação direta com o estudo. À vista disso é possível levar em consideração o envelhecimento enfrentado positivamente, a prática sexual que aceita, religião e a educação, pois estes são responsáveis pela influência do exercício sexual, devendo ser encorajados por meio de estímulo visual, carícias e afeto, a atividade sexual continua sendo exercida caso o próprio idoso e seu parceiro tenham condições físicas e mentais para permanecerem executando. Visto isso, a sexualidade perdura em construção no decorrer do trajeto do ser humano, e em face desse processo o enfermeiro deve exercer o papel de educador, incluindo o ensino em saúde no ambiente de atuação profissional, no que se refere à educação sexual.
Palavras-chave: Terceira Idade. Profissionais de Enfermagem. Educação Sexual.
Abstract
Talking about sexuality in the third age is a topic still related to taboos, because there is a shortage of mentions and dialogues both by health professionals and by the elderly themselves who are intimidated and stop practicing sexuality due to the repressing society, as well as by the complexity of physiological changes and psychic factors that also collaborate as great factors for non-practice of sexual activity. However, this involvement of love, affection and physical contact establishes a bond of pleasurable bonds that needs to be dialogued throughout all the stages of life. Therefore, this study aims to analyze the scientific production on sexuality in the third age and the problems faced by this population, which encompasses and requires from the health professionals, especially the nurse as educator in this process of aging and sexuality, when this article deals with a narrative review carried out through the Virtual Health Library and consultations with the ScientificElectronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs) and the Medical Literature Analysis andRetrieval System Online (MEDLINE), being followed as inclusion criteria: articles with complete availability and of national origin, as well as direct relationship with the study. Therefore, it is possible to take into account aging faced positively, the sexual practice which accepts religion and education, as they are responsible for the sexual exercise influence, these should be encouraged through visual stimulation, caresses and affection, activity continue to be exercised if the elderly and his or her partner have physical and mental conditions. Thus,, sexuality continues to be built during the course of the human being, and in the face of this process, the nurse must exercise the role of educator, including health education in the professional environment, regarding sex education.
Keywords: Elderly. Nursing Professionals. Sex Education.
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