Formulação de iogurte concentrado enriquecido com farinha de semente de uva: atividade antioxidante e cinética de fermentação

Iogurte grego com farinha de semente de uva

Autores

  • Rafael Fagnani Universidade Pitágoras-Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados. PR, Brasil.
  • Priscila Micheli da Silva Boniatti Universidade Pitágoras-Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p189-193

Resumo

Os iogurtes concentrados enriquecidos com ingredientes funcionais vêm ocupando cada vez mais espaço no mercado. A farinha de semente de uva possui compostos fenólicos antioxidantes e está associada à prevenção de doenças degenerativas. O objetivo foi elaborar um iogurte concentrado enriquecido com farinha de semente de uva, avaliando a cinética de fermentação e as características físico-químicas e microbiológicas. Durante a fermentação, o pH e a velocidade de multiplicação das bactérias ácido láticas foram analisados. Após a produção, as análises abrangeram a atividade antioxidante, composição centesimal, colorimetria, viscosidade e o perfil de textura. O tempo de fermentação foi de 8h, alcançando pH 4,5 e contagens de bactérias ácido láticas de 9 log UFC/mL. Após 24h, as contagens de coliformes totais, bolores e leveduras porcentagem proteica e lipídica atenderam aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira para iogurtes parcialmente desnatados. A textura e a viscosidade mostraram boa firmeza do coágulo e ficaram dentro dos valores esperados para iogurtes concentrados. A coordenadas CIELAB apoiaram a percepção visual de uma coloração levemente lilás, denotando a presença de um subproduto da uva. Quando comparada a outros estudos, a capacidade antioxidante foi expressiva, superior aos iogurtes tradicionais e aos enriquecidos com frutas vermelhas com as palavras “antioxidante” no rótulo. Esses resultados indicam adequada formulação, com bons resultados físico-químicos e microbiológicos, podendo fornecer parâmetros para a sua exploração industrial.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

FAGNANI, Rafael; DA SILVA BONIATTI, Priscila Micheli. Formulação de iogurte concentrado enriquecido com farinha de semente de uva: atividade antioxidante e cinética de fermentação: Iogurte grego com farinha de semente de uva. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 189–193, 2020. DOI: 10.17921/1415-6938.2020v24n2p189-193. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/8095. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos