Fitonematoides e Estratégias Adotadas em seu Controle

Autores

  • Débora Perdigão Tejo Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia. PR, Brasil.
  • Carlos Henrique dos Santos Fernandes Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia. PR, Brasil.
  • Juliana Sawada Buratto Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p126-130

Resumo

Os fitonematoides são organismos parasitas que habitam o substrato do solo e acarretam inúmeros prejuízos na esfera agrícola mundial. O poder de devastação destes organismos se potencializa em função de dificuldade envolvida no manejo visando sua redução populacional em áreas de exploração agrícola. O objetivo deste estudo é caracterizar os nematoides que causam maiores danos em espécies vegetais cultivadas na agricultura e exibir metodologias de controle da população de nematoides em áreas de cultivo. Entre as espécies com maior destaque na agricultura estão Pratylenchus brachyurus e Heterodera glycines, que acarretam prejuízos na agricultura por ocasionarem lesões no sistema radicular de diversas espécies vegetais cultivadas de interesse econômico. Metodologias de controle vêm sendo adotadas na tentativa de reduzir os prejuízos, entre essas, o controle químico por meio de moléculas químicas que podem resultar em outros transtornos em determinadas situações, controle biológico ainda pouco utilizado, porém com inúmeras vantagens, resistência genética, rotação de culturas e cultivo de espécies antagônicas a proliferação de nematoides. Por meio do desenvolvimento deste trabalho ficou evidenciado que os fitonematoides ocasionam problemas na produção agrícola, podendo comprometer, em alguns casos, dependendo do nível de infestação da área e da espécie vegetal cultivada, a produção total de uma lavoura. O método mais aconselhado de controle é o cultivo de espécies nas quais o nematoide não parasite, quebrando desta forma seu ciclo e reduzindo a população na área inicialmente comprometida.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

PERDIGÃO TEJO, Débora; DOS SANTOS FERNANDES, Carlos Henrique; SAWADA BURATTO, Juliana. Fitonematoides e Estratégias Adotadas em seu Controle. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 126–130, 2020. DOI: 10.17921/1415-6938.2020v24n2p126-130. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/8668. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos