Efeito da Aplicação de um Sistema de Automação Agrícola em Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar como Ferramenta de Gestão e Controle de Custo Operacional

Autores

  • Adilson Aparecido Lançoni Centro Universitário Anhanguera. SP, Brasil.
  • Wesley Martinelli Soares América Latina. SP, Brasil.
  • Celso da Costa Carrer Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. SP, Brasil.
  • César Gonçalves Lima Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Inovação na Indústria Animal. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p146-152

Resumo

Nos últimos dez anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresentou um crescimento expressivo de 70,36%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA, 2019). Com o constante crescimento da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, os produtores buscam cada vez mais investir em tecnologia e inovação, visando melhoria na qualidade do produto, eficiência produtiva e melhor rentabilidade financeira. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da implantação de um sistema de automação agrícola em colheita de cana-de-açúcar mecanizada, de forma a identificar o comportamento dos custos operacionais de produção em uma usina no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa, optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa, com utilização de estudo de caso, e com levantamento bibliográfico. Foi possível constatar que o processo de corte, colheita e transporte, quando mecanizados, tendem a ser menos oneroso para as empresas deste segmento e os investimentos necessários para viabilizar a operação foram amortizados no período de dois anos. Também se observou que o processo de mecanização agrícola proporciona o uso de ferramentas gerenciais para obtenção de informações ágeis, on-line e precisa, diminuindo o uso de planilhas manuais e controles paralelos, com reflexos na redução de erros e atrasos na tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

LANÇONI, Adilson Aparecido; MARTINELLI SOARES, Wesley; DA COSTA CARRER, Celso; GONÇALVES LIMA, César. Efeito da Aplicação de um Sistema de Automação Agrícola em Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar como Ferramenta de Gestão e Controle de Custo Operacional. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 146–152, 2020. DOI: 10.17921/1415-6938.2020v24n2p146-152. Disponível em: https://ensaioseciencia.pgsscogna.com.br/ensaioeciencia/article/view/8672. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos